A jornada da professora Francine Novais com IA Generativa


No início do ano, a professora Francine Novais, professora do 5º ano na Escola Professora Helena Reis - CAIC II, se deparou com um grande desafio: dificuldades em leitura e escrita. Determinada a superá-los, ela embarcou em uma jornada inovadora.

Em busca de soluções eficazes, a professora recorreu ao aplicativos de alfabetização que forneceram sugestões para trabalhar com os alunos que precisavam de recomposição na leitura e escrita. No entanto, ela logo percebeu a necessidade de um plano de ação mais abrangente, que atendesse a todos os alunos da turma de forma simultânea, sem perder de vista o trabalho adaptado para os alunos com mais necessidades, fazendo uso da diferenciação pedagógica.

Foi nesse momento que a IA Generativa entrou em cena, abrindo um universo de possibilidades. Através de ferramentas como Google Gemini e ChatGPT, a professora pode criar atividades personalizadas, adaptadas às necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno.

Aprendendo com alegria: um roteiro inspirador

A semana se transformou em um roteiro de aventuras, onde cada dia é dedicado a uma nova habilidade que encanta as crianças:
  • Segunda-feira: Dia dos "Exploradores da Gramática e Ortografia", com atividades de ditado dinâmicas, utilizando imagens, áudio, sombras, cronômetro e vídeos.
  • Terça-feira: Hora do "Clube dos Contadores", onde os alunos viajam para o mundo mágico da leitura. Eles escolhem livros na biblioteca, leem e compartilham suas histórias com os colegas, utilizando o Google Docs para reescrevê-las e criando histórias em quadrinhos em sites especializados.
  • Quarta-feira: Navegando pelo conhecimento com os "Navegando por Conhecimento". As atividades ganham vida nos Chromebooks, com cada aluno tendo seu próprio e-mail para receber tarefas, correções e feedback online. A turma também conta com o Google Sala de Aula, um espaço personalizado onde a professora cria avatares, posta a revista Recreio com curiosidades e acompanha o progresso individual de cada um.
  • Quinta-feira: Desvendando enigmas e desafios lógicos com os "Megamatemáticos".
  • Sexta-feira: Viagem à Grécia Antiga com os "Viajando pela Grécia", onde a turma mergulha em contos mitológicos e explora a rica cultura grega. Esse trabalho está vinculado ao Projeto Escola Leitora que nesse ano, a turma ficou com a Grécia.
A magia da diferenciação: a chave para o sucesso

Para garantir que as atividades fossem realmente eficazes, a professora utilizou o ChatGPT e o Google Gemini para adaptá-las às necessidades específicas de cada aluno. Através de comandos precisos (prompts), ela foi capaz de criar tarefas personalizadas, considerando o nível de conhecimento, ritmo de aprendizagem e estilo de cada um.

Embora a IA tenha sido uma ferramenta poderosa, a professora jamais se ausentou do processo, o papel da professora é essencial para guiar os alunos e mediar o trabalho. Ela acompanha de perto o desempenho de cada aluno, fornecendo feedback individualizado e garantindo que as atividades estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem.

Explorando novos horizontes com a IA 

A jornada da professora com a IA Generativa demonstra o poder da tecnologia como ferramenta para personalizar o aprendizado e promover o engajamento dos alunos. Sua história nos inspira a buscar novas formas de utilizar a tecnologia para criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inclusivos e eficazes.



Neste contexto,  a formação continuada de professores se torna cada vez mais essencial para garantir que os profissionais da educação se mantenham atualizados quanto às inovações tecnológicas e sua utilização na educação, tanto para uso com alunos como para uso dos próprios professores no planejamento de aulas.




Educador(a)!

Deixamos para você, algumas reflexões:

  • Como a IA Generativa pode ser utilizada para criar atividades personalizadas em sua sala de aula?
  • Quais ferramentas e recursos estão disponíveis para auxiliar nesse processo?
  • Como garantir que a tecnologia seja utilizada de forma complementar ao trabalho do professor, e não como substituto?

A história da professora Francine Novais é um convite para explorarmos o potencial da IA Generativa na educação, sempre com foco no bem-estar e no desenvolvimento integral dos alunos.





Vânia Flores
SEDUC Varginha.

Comentários