Aprendendo divisão de forma divertida no 5º ano

 Na Escola Municipal Doutor Jacy de Figueiredo, a professora Dulcinéa Silva Tempesta, com mais de duas décadas de experiência no Ensino Fundamental, acredita que aprender matemática pode (e deve!) ser uma experiência divertida, concreta e cheia de significado.

No 5º ano, os estudantes estão explorando a operação de divisão de um jeito diferente: usando materiais concretos como o material dourado e um tabuleiro circular feito em folha A3, dividido em duas, três ou quatro partes.

Ao se deparar com a operação a ser realizada, o estudante representa a quantidade de peças do material dourado no tabuleiro e realiza a operação. Ao mesmo tempo em que manipulam os materiais, eles registram o algoritmo da divisão no caderno.


Dessa forma, o pensamento matemático vai sendo construído de maneira visual, prática e significativa.

A professora conduz a atividade com perguntas que ajudam os alunos a refletirem sobre o processo:

  • Ao dividir uma quantidade por 2, sobrou alguma parte?
  • Quantas sobram?
  • A quantidade aumentou, diminuiu ou permaneceu a mesma?
  • Qual é o dividendo? Qual é o divisor? Qual é o quociente? E o resto?
  • Essa divisão é exata? Por quê?
  • Quando um número natural é divisível por 2?

Essa metodologia permite que os estudantes compreendam que dividir não é apenas “fazer continha”, mas raciocinar logicamente sobre as quantidades, perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal e construir sentido para o algoritmo da divisão.


Segundo a professora Dulcinéa, “utilizar materiais como o tabuleiro e o material dourado dá aos estudantes a

oportunidade de tocar, mexer e brincar enquanto aprendem. Assim, a divisão deixa de ser um processo

mecânico e passa a ser um conhecimento real e significativo”.


O uso dessa proposta desperta a curiosidade dos estudantes, promove a autonomia e amplia a compreensão

da Matemática de forma prazerosa. Além disso, fortalece o papel do professor como mediador, incentivando

cada criança a refletir, argumentar e justificar suas respostas.


Aprender pode ser uma jornada criativa, prática e cheia de descobertas!


Parabéns, professora Dulcinéa! Suas práticas são inspiradoras!











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