🌟Conheça um pouco da Mostra de Trabalhos apresentada na Feira de Educação Tecnológica🌟



No dia 05 de agosto, um marco histórico ocorreu em Varginha! A Feira de Educação Tecnológica (FEIRA ET), fruto da colaboração entre o Grupo de Pesquisa AIROM (CEFET Varginha), a Secretaria Municipal de Educação de Varginha e que contou com o apoio primordial do SEBRAE Varginha, reuniu mentes inovadoras para celebrar a interseção entre educação e tecnologia. A Feira uniu três eventos simultâneos: Olimpíada Brasileira de Robótica - Modalidade Prática - Etapa Regional, Mostra de Trabalhos e Mostra de Equipamentos.

A Mostra de Trabalhos, um dos pontos marcantes do evento, destacou a criatividade e o engenho dos estudantes, acompanhados pelos professores revelando como a tecnologia pode transformar a forma como aprendemos e ensinamos. Nesta publicação faremos referência apenas às apresentações  dos trabalhos apresentados pelos CEMEIS e Escolas Municipais de Varginha, que abrilhantaram a Mostra de Trabalhos.

No âmbito do Ensino Fundamental, diversos projetos se destacaram:

🌱 Robô Lixeiro Ecotech: Tecnologia Sustentável no Ensino Fundamental - Uma abordagem inovadora que combina tecnologia e sustentabilidade, projetando um robô lixeiro que inspirou ações ambientais na escola.

📘 Leitura e Escrita Envolvendo Robótica - Unindo a arte da leitura e da escrita com a magia da robótica, este projeto promove uma nova perspectiva de aprendizado.

🔍 Descobrindo a Geometria Através do Tempo - A matemática ganhou vida com esse projeto, onde os alunos exploraram a geometria de maneira interativa, tornando o aprendizado uma verdadeira aventura no tempo e no espaço.

🏡 Casa Sustentável: Transformando Energias - Explorando a arquitetura do futuro, os alunos demonstram como a tecnologia pode transformar casas em espaços energeticamente eficientes e amigáveis ​​ao meio ambiente.

📱 Educação Midiática: Incentivando a Cidadania Digital - Capacitando os alunos a navegar com segurança e responsabilidade no mundo digital, desenvolvendo cidadãos digitais conscientes e éticos.

🗞️ Imprensa Jovem Escolar - Jornalismo e tecnologia se uniram neste projeto para criar uma plataforma de notícias dirigida pelos alunos, dando-lhes a oportunidade de expressar suas vozes, compartilhar histórias emocionantes e apresentar uma visão dinâmica das notícias através das mãos dos alunos.

🤖 Robótica em Ação - Um mergulho no mundo da robótica, onde os estudantes provaram que a robótica não é apenas sobre máquinas, mas sobre criatividade e solução de problemas, demonstrando como robôs podem melhorar a vida cotidiana.

Da Escola para a Vida - Uma conexão entre aprendizado e responsabilidade social. Por meio de iniciativas como a coleta de lixo eletrônico, os alunos adquirem compreensão sobre questões ambientais e também têm a oportunidade de fazer uma diferença tangível em suas comunidades, associando tecnologias e cuidado com o meio ambiente.

🤝 Reconnect: Família e Escola - Através de ferramentas digitais, alunos, pais e professores se reconectaram a partir da proposta deste projeto, fortalecendo a parceria entre a escola e a família para um aprendizado mais enriquecedor e um ambiente colaborativo.

Robótica e Matemática: Aliadas de Sucesso - A matemática se tornou uma aventura empolgante com a ajuda da robótica, inspirando uma nova geração de amantes da matemática que se tornou mais tangível e envolvente.

🎯 GinTech: O Uso de Gincanas como Recurso Didático para Promover Aprendizagens - Aprendizado e diversão se encontra em uma combinação única, utilizando gincanas como uma ferramenta eficaz para ensinar conceitos complexos.


E não foram apenas os alunos do Ensino Fundamental que brilharam, os pequenos da Educação Infantil também demonstraram seu potencial, com a apresentação de projetos encantadores, expressando o uso pedagógico e mágico da educação tecnológica:

🦕 Nos Tempos dos Dinossauros: Robô-Dinossauro - Uma jornada ao passado pré-histórico foi trazida à vida através de um robô-dinossauro, tornando a aprendizagem uma aventura emocionante.

🌍 Meu Lugar no Mundo - As crianças exploram sua identidade e conexão com o mundo através de projetos digitais envolventes. Tablets e o aplicativo Google Earth aguçaram a curiosidade. E o resultado? Encantamento da turma pelas descobertas realizadas.

🤗 Cuidando do(a) Coleguinha, Eu Cuido do Mundo! Nossos futuros cidadãos globais aprendem a importância da empatia e do cuidado mútuo, enquanto exploram o mundo através da tecnologia ao criar um Robô Amigo da Criança para trazer encantamento à vida escolar.

FEJUCAFÉ: Na Fazenda - Uma experiência sensorial onde a tecnologia e a fazenda se encontram, estimulando a imaginação das crianças sobre a vida no campo e levando os pequenos a explorarem o mundo agrícola com a ajuda da tecnologia ao descobrir os segredos do cultivo de café.

A Feira de Educação Tecnológica revelou o interesse de estudantes e professores pela inovação, demonstrando como a tecnologia pode enriquecer nossos métodos educacionais e preparar as mentes jovens para um futuro repleto de possibilidades. O evento trouxe à cidade uma jornada única de aprendizado, criatividade e descobertas, mostrando que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na educação.

Agradecemos ao Grupo de Pesquisa AIROM, pela oportunidade de estarmos juntos neste projeto, ao SEBRAE Varginha pelo apoio expressivo e a todos os apoiadores por investirem junto com a gente nessa incrível jornada de aprendizado e inovação para a comunidade. Juntos, estamos moldando o futuro da educação e preparando nossos jovens para os desafios e oportunidades do amanhã.

A revolução tecnológica na educação está presente em Varginha! 💡📚🚀

Acesse o álbum de fotos do evento e veja a riqueza do trabalho apresentado: 
Coordenadora Pedagógica
SEDUC Varginha



🚀📚 #EducaçãoTecnológicaVarginha #InovaçãoNaEducação #TecnologiaNoAprendizado

Comentários