Feira de Educação Tecnológica traz Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) para para Varginha


No último dia 05 de agosto, Varginha foi palco de uma emocionante Feira de Educação Tecnológica, a FEIRA ET, que reuniu talentos da robótica e tecnologia de diversas cidades. O evento foi uma realização da Secretaria de Educação Municipal de Varginha (SEDUC) e o Grupo de Pesquisa em Automação Industrial e Robótica Móvel (AIROM), do CEFET/MG – Campus Varginha, em parceria com o SEBRAE-MG e a Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, e foi marcada por uma série de atividades que promoveram a interação entre alunos da educação básica e superior, bem como a exibição de equipamentos tecnológicos. Os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos no campo das tecnologias, compartilhando conhecimento e experiências que enriquecem o panorama educacional.

Um dos momentos mais aguardados foi a competição de robótica, que integra a renomada Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa regional, modalidade prática. As equipes se esforçaram para mostrar suas habilidades e estratégias na construção e programação de robôs, revelando o alto nível de dedicação e criatividade envolvido nesse desafio tecnológico. 

Pela OBR, o evento contou com a participação de 15 equipes (Nível 2) e 12 equipes (Nível 1), das cidades de Varginha, São Tiago, Santa Cruz, São João Del Rei, Paracatu, Pouso Alegre, Itajubá, Juiz de Fora e São Gonçalo do Sapucaí. A participação das equipes na Etapa Regional da OBR em Varginha, selecionou 6 equipes para a Fase Estadual:
  • Nível 1/ Equipes: Robótica CMJF_01 (Juiz de Fora), ThunderStorm (Santa Cruz de Minas ), Robótica CMJF_03 (Juiz de Fora).

  • Nível 2/ Equipes: Robótica CMJF_02 (Juiz de Fora), FantasticFour (São Tiago) e Café com Byte Girls (São Tiago).


Em relação à apresentação de trabalhos científicos por meio de banners, a Rede Municipal de Ensino de Varginha teve uma presença marcante na Feira, apresentando 15 projetos desenvolvidos por professores e gestores da rede. Isso demonstra o compromisso da educação municipal em fomentar o interesse dos estudantes pelas ciências e tecnologias, estimulando a criatividade e o aprendizado prático e o engajamento dos educadores em promover aprendizagem significativa e inovadora aos estudantes. O evento teve um toque especial com a participação de todos eles.


A Feira de Educação Tecnológica representou um marco na promoção da educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e no incentivo à formação de jovens mentes brilhantes. O evento evidenciou a importância de se manter atualizado nas áreas tecnológicas e reforçou a relevância da colaboração entre instituições de ensino e a comunidade para a construção de um futuro cada vez mais tecnológico e inovador.

O sucesso da 1ª edição da FEIRA ET já deixa todos ansiosos pelas próximas oportunidades de intercâmbio de conhecimento e criação de soluções inovadoras que certamente continuarão a impulsionar o desenvolvimento tecnológico em Varginha e região.

Agradecemos ao SEBRAE pela parceria e aos apoiadores do evento. Parabenizamos a todos os participantes da OBR, Etapa Regional e também aos professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Varginha, pela brilhante participação na 1ª Edição da Feira ET.

Professores e Gestores da Rede Municipal de Varginha que apresentaram trabalhos na Feira ET.


Quer saber mais?
Veja a matéria na TV Princesa.







Vânia Flores 
Coordenadora Pedagógica
SEDUC Varginha



 








Comentários

  1. O evento foi fantástico! Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Um evento que com certeza marcará a história de Varginha. Foi incrível, foi único, foi mágico. Que venha o próximo.👏👏👏🎖️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos Edilaine por sua acolhida e pela colaboração na organização da Feira.

      Excluir
  3. Parabéns a todos(as) que participaram do evento!
    Gratidão aos organizadores e colaboradores ,que não mediram esforços para que tudo fosse perfeito.
    Amei!!Foi um sucesso!
    Abraços,
    Adriana Meneguci.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,a VÂNIA FLORES e PAULO do CEFET pela organização do evento,foi um sucesso ,um show,pois tido o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredita que ele possa ser realizado, parabéns a todas diretoras,professores e alunos pelas apresentações,vcs foram um sucesso,beijos 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marlúcia. Sua contribuição na organização fez toda diferença. Gratidão.

      Excluir
  5. Trabalho incrível e com a competência de sempre da Vânia, Seduc e parceiros! Sou fã. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafa! Trabalho de equipe sempre traz resultados mega positivos.🤩🤩

      Excluir
  6. Experiência incrível para educação. Parabéns aos envolvidos 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, obrigada! Os alunos se sentiram muito motivados mesmo. Abraço.

      Excluir
  7. Que experiência maravilhosa!! Foi muito bom participar e apreciar tantas ideias criativas! Parabéns aos organizadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi maravilhoso mesmo Patrícia, principalmente ver o trabalho incrível que você fez e faz com sua turma da Educação Infantil. Parabéns para você e seus alunos também. Vocês vão cada vez mais longe.🚀🚀

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado(a) por comentar em nosso blog.
Equipe de Comunicação - SEDUC