Projeto de recuperação paralela com uso de Chromebooks favorece a aprendizagem e otimiza o trabalho docente


Não é mistério para ninguém que a pandemia teve um impacto significativo na aprendizagem dos alunos em todo o mundo. A transição repentina para o aprendizado on-line, a falta de acesso a recursos de aprendizado e a interrupção das atividades escolares normais afetaram profundamente a educação nestes últimos anos. Mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar que a pandemia também criou oportunidades para a inovação na educação. 

Para os educadores, o uso de recursos tecnológicos para desenvolver atividades didáticas nas aulas passou a ser uma realidade nas instituições que disponibilizam recursos para isso, como é o caso da nossa rede de ensino, aqui em Varginha.

Falando nisso, a professora Valquíria Silva, que atua com o componente curricular de Língua Portuguesa, na Escola Municipal Profª Maria Aparecida Abreu, sabe aproveitar bem todos os recursos que a prefeitura disponibiliza para professores e alunos e planeja atividades para engajar seus alunos em suas aulas. Além de várias estratégias de ensino utilizadas, ela aproveita os recursos do Google Workspace for Education para desenvolver a recuperação paralela, utilizando os Chromebooks nas aulas. Assim, ela atua diretamente na aprendizagem dos alunos e evita a perda de média, desde o início do bimestre.

Conforme ela explica, uma dessas estratégias é fazer uso do aplicativo Formulários Google. Ela aproveita o Projeto de Recuperação Paralela, de apoio pedagógico complementar voltado aos estudantes com baixo rendimento escolar, tendo como objetivo a superação de dificuldades de aprendizagem e a retomada das habilidades não concretizadas com seus alunos do 7º ano. 

Segundo a professora Valquíria, "A recuperação paralela em Língua Portuguesa utilizando os Chromebooks foi planejada a fim de recuperar aprendizagens e evitar uma perda de média no 1º bimestre. Aplicamos atividades usando o Google Formulários e com os feedbacks imediatos, buscamos sanar as dificuldades rapidamente e não somente quando o bimestre se encerra. Assim, fazemos o uso das tecnologias presentes na escola e oferecemos estratégias com alternativas de aprendizado conforme as dificuldades dos alunos, o que também desperta e aguça a aprendizagem deles”.

Assim, a professora Valquíria otimiza o seu tempo e facilita a sua vida de professora. Isso porque ela aproveita os dados gerados pelas tabelas automáticas do Formulários Google para fazer as análises adequadas. O uso dos gráficos e tabelas para entender os progressos e deficiências da turma é uma estratégia muito eficaz para orientar a tomada de decisões do professor e melhorar a aprendizagem dos alunos. Essa abordagem permite que os professores avaliem objetivamente o desempenho da turma e identifiquem padrões ou áreas de dificuldade comuns, que possam ser contempladas em atividades futuras. E identificar rapidamente as áreas em que a turma está tendo mais dificuldades, permite que a professora Valquíria ajuste sua aula, criando novas intervenções, planejando novas atividades de recuperação ou oferecendo mais apoio individualizado nessa área.
 

Vale destacar que essa é mais uma forma de acompanhar o desempenho dos alunos. É importante que os professores continuem a monitorar atentamente o progresso de seus alunos de outras formas, como através de observação direta, feedback individualizado e avaliações regulares.

E o que falar das atividades digitais para a recuperação como também para a recomposição de aprendizagens dos alunos?

As atividades digitais são favoráveis ao trabalho de recuperção e recomposição de aprendizagens, mas atenção, devem ser projetadas com cuidado para garantir que sejam relevantes e eficazes para o objetivo específico de aprendizagem. Assim, elas se tornam estratégias potentes, especialmente em um contexto em que a educação on-line é cada vez mais importante.  Elas permitem que os alunos acessem materiais de aprendizagem em uma variedade de formatos, incluindo vídeo, áudio, texto e imagens, o que pode ajudar a engajar os alunos nas propostas planejadas. Além disso, elas podem ser personalizadas para as necessidades individuais dos alunos, permitindo que eles trabalhem em seu próprio ritmo e recebam feedback imediato sobre seu desempenho. Isso pode ser particularmente útil para os alunos com menor rendimento em suas aprendizagens ou que precisam de mais tempo para consolidar habilidades.




Faça como a professora Valquíria, aproveite tudo que a tecnologia tem de melhor a oferecer para você, enquanto educador(a) e para os estudantes, enquanto ferramentas para decolar na aprendizagem.





Vânia Flores
Coordendora Pedagógica
SEDUC Varginha

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