Estudantes da EJA criam livros digitais usando aplicativo Book Creator

 


O trabalho com Projeto de Vida na EJA tem apresentado resultados cada vez mais positivos. Depois da criação de um scrapbook contendo pontos importantes para sua vida pessoal e profissional, foi feito um investimento no uso de tecnologias com os adultos que estão em fase de alfabetização, para a criação de livros digitais. 

E não é pra menos, porque a professora Cláudia Pereira não mede esforços para proporcionar aos seus alunos, estratégias diversificadas, inclusive com o uso dos chromebooks. E os estudantes da EJA ficam estimulados, porque sabem que desenvolver habilidades digitais são necessárias para sua vida e para por em prática o projeto de vida.

E foi aproveitando essa temática que planejamos juntas, uma oficina de Biopoemas, no formato de livros digitais, usando o aplicativo Bookcreator.

A professora Cláudia reservou uma aula para orientar os estudantes sobre o que deveria conter no livro digital a ser criado. Como são adultos que estão sendo alfabetizados, um esquema simples com perguntas dirigidas foi disponibilizado para que eles pudessem produzir seus textos a partir do que estava sendo sugerido.

Com esse esquema em mãos e os textos produzidos, entramos em cena levando-os a participarem de uma oficina de criação de livros digitais, dentro da ferramenta sugerida.

Foi um momento riquíssimo e de muitas aprendizagens, que deu sequência em outras aulas para concluir o projeto. Os chromebooks e tablets já são uma realidade nas aulas da EJA, pois a professora Cláudia sempre planeja atividades de alfabetização com a utilização desses recursos. O trabalho com o letramento digital nas turmas de EJA vai se expandindo aos poucos.
E o que dizer dos biopoemas, no formato de livro digital?

Ficaram bem bacanas e os estudantes comentam da satisfação de tê-los produzidos, pois sua criação contribuiu com o desenvolvimento de competências importantes como a criatividade, cultura digital, comunicação e autoconhecimento dentre outras.

Eles foram apresentados em uma roda de conversa, juntamente com seus familiares que puderam participar de um momento especial na escola.



Depois de pronto, com a autorização dos estudantes, o link da biblioteca de Biopoemas da EJA foi disponibilizado via WhatsApp para que eles possam compartilhar alguns de seus sonhos e metas, registrados no seu livro digital.

Quer ver como ficou a Biblioteca de Biopoemas das nossas alunas da Alfabetização da EJA?




Eu também não perdi a oportunidade de criar o meu, para servir de exemplo para eles.
Como é maravilhoso  ver esta turma linda desenvolvendo habilidades para a vida!




Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
SEDUC







Comentários