Arte e tecnologia: crianças produzem cinema com massa de modelar


 

Luz, câmera e diversão! 

Num mundo em que os vídeos lideram o ranking das visualizações, produzi-los com as crianças é mesmo mágico. Uma forma significativa de facilitar a aprendizagem é levá-los a fazer cinema, além de ser divertida e atraente.

Foi isso que aconteceu na turminha da Pré-escola II, da Professora Fátima Elói que trabalha no CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho. E assim, professora e crianças deram uma nova função para a massa de modelar.

Trabalhando a Sequência Didática “Alimentos saudáveis e não saudáveis”, surgiu a ideia do plantio de canteiro de alface na escola para que as crianças pudessem cuidar e levar para suas casas. O plantio de alface foi feito no solo (canteiros) e em garrafas pets no mesmo dia. Na medida que os dias foram passando, as crianças começaram a perceber a diferença da alface plantada no solo em relação a da garrafa Pet. 



E observadoras como são, não demorou muito para questionarem:

Conforme explica a professora Fátima Elói: “A partir deste problema, iniciamos um projeto de pesquisa buscando junto com as crianças, entender o que aconteceu. As crianças ficaram muito entusiasmadas e começaram a reproduzir naturalmente a horta com massinha de modelar. Aos poucos foram construindo uma maquete da nossa horta. E eu fui fotografando cada uma dessas etapas, o que acontecia na horta era reproduzido em sala de aula, cada detalhe que era observado ia sendo acrescentando na prancha da maquete”.

A professora Fátima Elói conta também que “As crianças amavam reproduzir, tudo o que elas falavam, elas modelavam. E para ir além e aprofundar nas hipóteses levantadas por elas, pedimos ajuda a um agrônomo conhecido, de Goiânia, especialista em plantas pequenas e ele gentilmente gravou um vídeo explicando o motivo pelo qual a alface não desenvolveu na garrafa pet. E assim, utilizando a maquete construímos a história da nossa horta, com a arte feita pelas crianças, com massinha de modelar e as vozes delas, para que tudo fosse registrado e apresentado às famílias".

Para a professora, "A construção da maquete de massinha e a história em vídeo, contada por eles, ajudou na compreensão de tudo que foi estudado. Foi lindo o dia que apresentamos às famílias o vídeo da história, pelas crianças. Eles se emocionaram e sentiram muito orgulho dos filhos. Algumas crianças já estão construindo pequenos canteiros junto com as famílias e sempre repetem a lição: Alface precisa de água. E precisa de água no tempo certo".

A tecnologia fez parte de todo o processo. Colocar os pequenos manuseando os tablets adquiridos pela Prefeitura de Varginha, para dar suporte às aulas e no desenvolvimento das crianças, abre novas possibilidades para o uso de tecnologias na Educação Infantil de forma segura e significativa. E para compartilhar todo esse trabalho com as famílias, o Google Fotos e o Youtube foram essenciais.

Conheça a experiência completa desenvolvida pela professora Fátima Elói na apresentação de seu projeto: Rural Kids - Descobertas na horta.

E se você quiser também assistir ao filme produzido pelas crianças, veja logo abaixo.



Depois conta pra gente o que achou deste trabalho.
Deixe seu recadinho nos comentários, aqui no blog.
Nossas crianças são mesmo incríveis, não é mesmo?
E a professora Fátima Elói também!




Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
Comunica Seduc




Comentários

  1. Foi super fabuloso participar desta experiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Vanessa. Dá vontade de voltar a ser criança para ter a Tia Fátima como minha professora.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado(a) por comentar em nosso blog.
Equipe de Comunicação - SEDUC