Estratégias didáticas para potencializar a aprendizagem



As estratégias didáticas são técnicas utilizadas pelos professores para potencializar a aprendizagem e promover o ensino de maneira efetiva e motivadora. Cada estratégia didática pode ser mais ou menos eficaz, dependendo do contexto e dos objetivos da aula. É importante que o(a) professor(a) conheça bem as estratégias e escolha aquela que melhor se adapta às necessidades de seus alunos.

O ensino com pesquisa é uma destas estratégias. Ele combina a teoria com a prática e o aprendizado com a investigação. Nesta abordagem, os alunos são estimulados a investigar, descobrir e explorar diferentes assuntos, problemas ou questões de pesquisa, de forma a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e aprendizado autônomo. Além disso, é uma ótima ferramenta para ajudá-los a desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, pois eles podem apresentar seus resultados de pesquisa de maneira clara e criativa. Isso ajuda a aumentar a confiança dos alunos em suas competências comunicativas e a melhorar suas habilidades de apresentação, algo que será útil em todas as áreas da sua vida.

Carlos Henrique Egler, professor de História do 8 e 9º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal São José, utiliza bastante essa estratégia. Ele usa os chromebooks adquiridos pela Prefeitura de Varginha. Carlos Egler diz que “A utilização dos chromebooks em sala de aula contribuiu muito com a aprendizagem e a dinâmica de nossas aulas, pois intensifica o desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos, principalmente quando fazemos uso sistemático para pesquisas e elaboração de trabalhos investigativos”.

E ele vai além, pois aproveita as demais ferramentas disponíveis no Google Workspace for Education para gerar os resultados das pesquisas, fazendo uso do Jamboard, Documentos Google, Google Maps, Vídeos e as imagens disponíveis no Google Pesquisa.

A exemplo disso, Carlos explica: “No conteúdo de História, começamos a trabalhar o processo da Descolonização da África e Ásia. Um dos temas foi a Independência da Índia, onde os alunos pesquisaram e encontraram imagens que retratassem a luta por emancipação indiana do jugo inglês. Eles montaram o trabalho apresentando a localização da Índia e sua bandeira, ano de sua Independência, seus líderes, as causas e os resultados. Para concluir o trabalho, eles buscaram por vídeos sobre o assunto, como também por livros que exprimissem a Independência da Índia. O trabalho foi ilustrado com imagens em cada item proposto. Para a culminância, os alunos apresentaram os resultados para os demais utilizando o projetor de multimídia (datashow). Todo o trabalho foi desenvolvido no Documentos Google, pois essa ferramenta é diversificada e possibilita a utilização de vários recursos, como digitação, formatação, colagem de imagens e vídeos”.

 

Ao professor Carlos Egler, damos os nossos parabéns!🤩🤩

Vão aí outras possibilidades para você, professor(a), explorar os recursos de pesquisa:

  • Projetos de pesquisa: os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo pode ser responsável por pesquisar um tema específico, compartilhar seus resultados e apresentar aos colegas.
  • Estudo de caso: os alunos podem estudar um caso real e aplicar suas habilidades de pesquisa para resolver o problema.
  • Atividades de pesquisa: os alunos podem ser desafiados a realizar uma pesquisa independente sobre um assunto de sua escolha, como escrever um ensaio ou criar uma apresentação.
  • Jogos de pesquisa: os alunos podem ser divididos em equipes e competir para ver quem encontra as respostas mais rapidamente em uma pesquisa relacionada ao assunto.
  • Aprendizagem colaborativa: os alunos podem trabalhar juntos em uma pesquisa para compreender melhor o assunto e compartilhar suas descobertas com os colegas.

Estratégias didáticas ajudam a incentivar a participação dos alunos e a fazer com que eles compreendam a importância da pesquisa e como ela pode ser aplicada na vida real.

E aí? 
Pronto(a) para potencializar a aprendizagem de seus alunos com o uso de ensino com pesquisa?







Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
Comunica Seduc


Comentários