Liga STEAM: celebrando o brilho de educadoras varginhenses em premiações nacionais



A Educação Municipal mais uma vez se enche de orgulho ao ver o reconhecimento merecido de educadoras brilhantes em prêmios de alcance nacional. As professoras Maria de Fátima Elói Reis, do CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho, com o envolvente Projeto “Cuidando do(a) coleguinha, eu cuido do mundo”, e Sabrina Aparecida Pereira, do CEMEI Profª Ariadna Balbino Gambogi, com o inspirador Projeto “Café além da xícara: reutilizando a borra do café”, estão entre os 10 finalistas, destacando-se na categoria 1, Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, do prestigiado Prêmio Liga STEAM. Ao todo, o prêmio teve quase 1.000 projetos inscritos nas 3 categorias, das 5 regiões do Brasil.


Com o tema instigante de 2023, "8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade", o Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional. Seu objetivo primordial é valorizar a troca de ideias, a aplicação da abordagem STEAM em sala de aula e o envolvimento tanto de alunos quanto de professores nos desafios de suas comunidades locais. Este compromisso reafirma a dedicação à sociedade e à educação, impulsionando uma abordagem educacional mais plural e transdisciplinar.

Esta premiação além de reconhecer a excelência dos projetos realizados por professores brasileiros, também incentiva o desenvolvimento de iniciativas STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas brasileiras, proporcionando um espaço crucial para reflexões sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Além disso, visa apoiar a formação continuada de professores, preparando-os para planejar projetos e criar soluções para os desafios enfrentados pela comunidade escolar.

Os vencedores serão anunciados em um evento emocionante a ser realizado em Belo Horizonte,  no dia 08 de dezembro, o Conexão Liga STEAM, evento que também festeja os 35 anos da Fundação ArcelorMittal. E as premiações são grandiosas, refletindo o impacto e a importância desses projetos. 

Na Categoria 1, o vencedor em primeiro lugar receberá o Projeto Contos Maravilhosos, que consiste na implementação de uma Brinquedoteca na escola vencedora, proporcionando um ambiente rico em aprendizado e diversão para as crianças.

Já nas Categorias 2 e 3, os vencedores em primeiro lugar receberão o Projeto Mentes Brilhantes, que visa a reforma de uma sala de aula em escola pública e a implementação de um LAB dedicado à robótica e à pesquisa & inovação, utilizando metodologia e kits educacionais da Lego Education, promovendo o desenvolvimento dos jovens envolvidos.

Além disso, segundos e terceiros colocados em todas as categorias também serão reconhecidos e receberão prêmios (10 mil e 5 mil reais, respectivamente) para investimentos na escola, contribuindo ainda mais para a melhoria do ambiente educacional.

"É com grande admiração e reconhecimento que parabenizamos as professoras Maria de Fátima Elói Reis e Sabrina Aparecida Pereira pelo esforço, dedicação e brilhantismo demonstrados em seus projetos. Seu comprometimento em promover uma educação de qualidade e inspiradora é um verdadeiro exemplo a ser seguido. Estamos na torcida para que possam trazer as primeiras colocações para Varginha.", diz Juliana de Paula Mendonça, Secretária de Educação.

Às educadoras finalistas e a todos os professores comprometidos com a educação, nosso mais profundo reconhecimento e gratidão pelo trabalho incansável em construir um amanhã cada vez melhor para nossas crianças. Vocês são o coração pulsante da transformação e inspiram a todos nós a buscar um futuro mais brilhante e sustentável. 




Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
SEDUC Varginha




Comentários

Postar um comentário

Obrigado(a) por comentar em nosso blog.
Equipe de Comunicação - SEDUC