A Jornada da 1ª Mostra da Feira do Saber na E.M. José Augusto de Paiva

 



No último dia 16 de setembro, um sábado letivo marcante na E.M. José Augusto de Paiva, aconteceu a tão aguardada 1ª Mostra da Feira do Saber, um evento que promoveu o encontro entre a necessidade constante de ensino-aprendizagem contextualizado e a busca pela interdisciplinaridade entre os conteúdos e componentes curriculares. 

O objetivo? Ressignificar as várias áreas do conhecimento na formação humana e técnica dos nossos estudantes.

“A base desse projeto inovador é a não fragmentação do conhecimento. Aqui, ele é apresentado de forma integrada, conectando-se com o cotidiano dos alunos e criando um ambiente propício para um processo investigativo de aprendizagem. Mais do que isso, a Mostra da Feira do Saber busca promover a autoria e o protagonismo dos estudantes, elementos fundamentais para o desenvolvimento e sucesso deste grandioso projeto educacional”, diz Juliana Vazi, Supervisora Pedagógica do 6º ao 9º ano na escola e uma das coordenadoras da Mostra.

As turmas do 6º ao 9º ano da E.M. José Augusto de Paiva demonstraram todo o potencial desses princípios, apresentando trabalhos incrivelmente criativos e repletos de aprendizado. Cada sala de aula se transformou em um universo próprio de descobertas, com os estudantes envolvidos em explorar e entender os temas propostos.

Ao percorrer os corredores da escola durante a 1ª Mostra da Feira do Saber, era possível sentir a energia contagiante, a dedicação e o orgulho estampados nos rostos dos estudantes que compartilharam suas descobertas e experiências educacionais.

Desde experimentos científicos até apresentações artísticas, passando por análises históricas e reflexões filosóficas, a diversidade de trabalhos refletiu a abrangência e a profundidade do aprendizado proporcionado pelo Projeto Feira do Saber. Cada turma mostrou não apenas o que aprenderam, mas também como aprenderam, evidenciando o valor do processo educativo centrado no aluno.

A E.M. José Augusto de Paiva, em cumprimento ao Calendário Escolar municipal, se orgulha de ter proporcionado esse momento enriquecedor à toda comunidade escolar e aos pais dos alunos. A 1ª Mostra da Feira do Saber foi mais do que uma celebração do conhecimento; foi um marco na jornada educacional, evidenciando que quando ensino e aprendizagem caminham juntos e se unem à curiosidade e ao desejo de aprender, as possibilidades são infinitas.


Turmas/Temas/Professores responsáveis
  • 61 - Resgate Cultural dos Jogos e Brincadeiras e a sua importância no processo de aprendizagem - Professoras Gizelda e Fernanda
  • 62 - Pipa nas alturas - Professora Helenir
  • 63 - Saúde e Bem Estar - Professoras Daniele e Fernanda
  • 64 - A água no nosso planeta - Professor Silvio
  • 71 - A colonização da América do Norte - Professoras Nilza e Josimar
  • 72 - Solidariedade - Professoras Vânia e Ana Cristina
  • 73 - Sítio do Pica pau amarelo - Professoras Mary e Solange
  • 81 - A história da música - Professora  Bel
  • 82 - A regionalização da América do Sul - Professores Moisés e Solange
  • 83 - Energia renovável - Professora Juliana
  • 84 - A Matemática na História - Professoras Elaine e José Pedro
  • 91 - Continente Asiático - Professoras Edina e Lucélia
  • 92 - Áreas do estudo da Química - Professores Cíntia, Eder e Thiago
  • 93 - Reações químicas - Professoras Juliana e Daiani

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os envolvidos nesse projeto excepcional e aguardamos ansiosamente pelas próximas edições da Feira do Saber, certos de que cada uma será ainda mais inspiradora e transformadora. O saber é uma jornada, e na E.M. José Augusto de Paiva, educadores e educandos trilham esse caminho juntos, rumo a um futuro cada vez mais brilhante e educacionalmente enriquecedor.





Veja mais fotos no nosso álbum da Feira: https://photos.app.goo.gl/sn6dsbpLxZREWx7r5






Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
SEDUC Varginha




Comentários