Descobertas no Ateliê Luz e Sombra

 


Além de encantar as crianças, as experiências com luz e sombra oferecem-lhes oportunidades de reconhecer que a iluminação é um dos grandes componentes da percepção estética relacionada à emoção e aos sentidos.

E foram experiências com luz e sombra que a educadora Fernanda Ferreira da Silva, docente de uma turma de 3 anos do CEMEI Ieda Carvalho Silva proporcionou aos seus alunos, utilizando tecnologias simples como o retroprojetor e materiais não estruturados.

Fernanda explica que a atividade foi desenvolvida no Ateliê de Luz, um espaço criado no CEMEI para promover o trabalho dentro dos campos de experiência, proporcionando às crianças os direitos de aprendizagem “Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se”, de forma lúdica e significativa.


“Foi uma grande surpresa! Com o espaço preparado para recebê-las e sem explicação prévia do que as aguardava do outro lado. Ao abrir a porta, as crianças descobriram um mundo mágico de luz e sombra; criaram um cenário de pesquisa brincante, divertido, com personagens do ‘faz de conta’ e objetos que ganharam vida.”,  conta Fernanda.

Nesta brincadeira repleta de aprendizagens, as crianças fizeram muitas descobertas, tais como:
  • Minha sombra se movimenta para cima e para baixo.
  • Minha sombra está grandona.
  • Minha sombra está bem pequenininha.
  • Olha minha sombra fazendo tchau.
  • Olha minha sombra voando.
  • A minha sombra tem um chapéu também.
  • Se eu for para frente minha sombra diminui e quando estou perto (do retroprojetor) a sombra cresce.


A Supervisora Pedagógica do CEMEI, Eliete Benfica, relata que "É visível o encantamento, a empolgação e a demonstração de interesse das crianças ao criar cenas. E no ‘faz de conta’, isso impactará na sua autonomia, imaginação e criatividade". 

São experiências de aprendizagem com esta, utilizando-se de brincadeiras com intencionalidade, que as levam a construir conhecimentos, explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo, bem como desenvolver sua criatividade e imaginação.





Vânia Flores 
Coordenadora Pedagógica
SEDUC Varginha














Comentários