Aprender por meio de experiências: uma conquista para a Educação Infantil



A primeira infância, período que vai desde o nascimento até os primeiros cinco anos de vida de uma criança, é considerada uma fase de grandes descobertas e repleta de oportunidades para uma evolução saudável do ser humano. Estudos mostram que as experiências vividas neste período, como também todos os atendimentos recebidos, principalmente pelos serviços de saúde e educação constituem a base para o desenvolvimento. Assim, podemos dizer que estes anos de vida são primordiais, de forma que haja necessidade de investimentos nessa etapa, para que os efeitos sejam positivos para toda a sociedade.

E para isso, os CEMEIs da Rede Municipal de Varginha investem na aplicação de atividades a partir de experiências para consolidar uma infância feliz e saudável. São vários os objetivos de aprendizagem elencados para a Educação Infantil. "Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas” é um deles. 

E buscando concretizá-lo, as educadoras Débora Rosana da Silva Bertoli, Jéssica Ferreira de Paula e Marjori Donizete Ferreira, que trabalham com bebês de 6 a 11 meses, no CEMEI Ângela Aparecida Moreira, planejaram atividades que promoveram progressos consideráveis no desenvolvimento sensório-motor e expressivo das crianças.  

E como foi isso?
  • Criaram atividades para demonstrar o processo das misturas de elementos, para que as crianças pudessem observar e sentir as texturas. 
  • Organizaram um espaço propositor instigante, separando as tintas em vasilhas plásticas grandes. 
  • A turminha mergulhou as mãozinhas nas misturas e em seguida, se lambuzou.
A proposta funcionou! 
Algumas crianças não saíram de perto das tintas, outras passaram pelo corpo inteiro. Uma verdadeira festa de ricas aprendizagens. Para essa experiência, as docentes foram pra lá de criativas, usaram como recursos o cacau, a beterraba e a água para formarem as misturas. Dá até vontade de voltar a ser criança para entrar nessa brincadeira instigante e enriquecedora de experimentos que ficarão marcados na infância.



Conforme explica a Supervisora do CEMEI, Kátia Paulino Vieira, “a experiência impactou no desenvolvimento infantil, pois as crianças estiveram integralmente envolvidas na brincadeira. Movimentos e sensações levaram a inúmeras percepções e descobertas". 

E isso a gente certifica vendo estas imagens, que nos deixam com gosto de "quero mais".

Parabéns a toda equipe do CEMEI Ângela Aparecida Moreira pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento de nossas crianças.





---------------
Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
SEDUC Varginha





Comentários