Uso de tecnologias educacionais avança por meio de formação em redes de aprendizagem


Numa rede de ensino em que podemos contar com professores e gestores multiplicadores para atuar na formação continuada, temos muito a comemorar. Isso representa, sem dúvida, um movimento potente para o desenvolvimento profissional docente.

E é assim que nossa equipe segue avançando… Por meio de redes de aprendizagem.

No CEMEI Hortência Corina Ferreira, que atende alunos do Maternal III à Pré-escola II (estudantes de 3 a 5 anos), conforme explica a Supervisora Pedagógica Juliana Caselato “Iniciamos o ano letivo de 2023 preparando professoras e educadoras para lidar com os recursos tecnológicos aliados à educação de maneira lúdica, instigando a curiosidade nata das crianças da educação infantil e preparando-as para utilizar diversas ferramentas digitais com propósito pedagógico”.

Juliana Caselato, supervisora pedagógica, juntamente com as professoras da Pré-escola II, Juliana Spuri, Katiele Moreira e Patrícia Maia, prepararam a formação bem mão na massa, criando assim uma rede de aprendizagem dentro da instituição.


A experiência foi tão significativa e produtiva que não demorou para esse compartilhamento extrapolar os muros do CEMEI e atrair gestores e professores de outras instituições. E no mês de março, as mesmas profissionais que fizeram a formação no Cemei Hortência Corina Ferreira receberam gestores, professoras e educadoras do CEMEI Luiz de Melo Viana, atuando como multiplicadores no processo de utilização de tecnologias educacionais. “As profissionais são incentivadas a utilizar a tecnologia de maneira a estimular o pensamento lógico, a cooperação, a linguagem e o pensamento crítico”, conta a supervisora Juliana.

A utilização de tecnologias na educação já é recomendada desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, como forma de alfabetização digital em todos os níveis de ensino e, após a pandemia, a importância da inclusão digital na educação tornou-se indiscutível, pois impediu que a educação de milhares de estudantes fosse interrompida.

A Educação Infantil não pode ficar de fora deste processo, pois os recursos tecnológicos fazem parte da rotina dessa nova geração e é importante que a escola considere o seu uso, para aproximar a sala de aula à realidade do aluno, aproveitando o que eles têm de melhor para desenvolver habilidades e competências. As crianças do Maternal III à Pré-escola II (estudantes de 3 a 5 anos) estão utilizando os tablets de forma educacional, por meio de jogos pedagógicos e diversas ferramentas Google, desenvolvendo assim as competências elencadas no Currículo de Referência de Minas Gerais.

 
A experiência de formação docente do CEMEI Hortência Corina Ferreira é uma referência positiva para a Rede Municipal de Varginha, evidenciando a autonomia formativa dos profissionais da educação, pois todos podemos ser colaboradores, facilitadores e multiplicadores, criando espaços de aprendizagens no nosso ambiente de trabalho, em prol de uma educação alinhada aos desafios dos novos tempos. 

Multiplicar o conhecimento significa ser um agente transformador do meio onde está inserido, apresentando novas propostas e incentivando o desenvolvimento de diferentes habilidades docentes para a atuação na prática pedagógica.


Aplicativos utilizados na formação para criação de experiências lúdicas: 

  • Play-doh Touch: O aplicativo dá vida às criações de massinhas das crianças, contribuindo para a criação de aventuras interativas de forma virtual, desenvolvendo a criatividade, a imaginação e as linguagens.
  • Jamboard: O aplicativo do Google é um quadro dinâmico que permite aos alunos e educadores maior interação durante as atividades, que podem ser individuais ou coletivas. 

Gostou da experiência formativa do CEMEI Hortência Corina Ferreira?

Nós, da Secretaria Municipal de Educação, amamos!
💖💖💖
E esperamos também receber a sua contribuição inovadora para compartilharmos aqui no nosso blog.





Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
Comunica Seduc





Comentários

  1. É muito bom fazer parte desta equipe! Que possamos desenvolver e compartilhar boas práticas sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho encantador e significativo Patrícia. Parabéns!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado(a) por comentar em nosso blog.
Equipe de Comunicação - SEDUC