O jogo do xadrez é um instrumento valioso para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Isso porque exige concentração, o que permite ao aluno atualizar as aprendizagens realizadas com antecedência e bloquear aquelas que não têm a ver com o objeto da atividade que se está desenvolvendo.
E é pensando em favorecer o desenvolvimento da concentração, tão importante para as aprendizagens em qualquer um dos componentes curriculares, que o professor de Educação Física, Marcelo Henrique dos Santos, da Escola Municipal Profª Helena Reis (CAIC II) utiliza de estratégias didáticas, com uso do xadrez, nas suas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Ele conta que aproveita a maior parte de suas aulas, com atividades práticas, nas quais utiliza o xadrez presencial, mas que incluiu também aulas com o uso do xadrez on-line. E para isso, ele aproveita os Chromebooks adquiridos pela Prefeitura de Varginha e as ferramentas digitais para fazer uso desse importante instrumento que além de aprimorar a concentração, potencializa outras habilidades como o raciocínio lógico.
Segundo o Professor Marcelo “Os alunos tiveram a possibilidade de vivenciar na prática, as possibilidades do jogo, utilizando os tabuleiros e relógios durante o processo de ensino e aprendizagem. Em um outro momento foi apresentado o xadrez de forma on-line, com jogos que poderiam ser realizados em sites específicos”. E tudo isso visando “buscar na prática do xadrez, identificar situações próximas do conteúdo matemático e possibilitar aos alunos a construção de habilidades básicas necessárias ao desenvolvimento do raciocínio lógico; potencializar o tempo de aprendizado de cada aluno, utilizando vários processos metodológicos existentes no jogo do xadrez e, fazer com que a matemática possa ser também adquirida através do uso de jogos de tabuleiros, por meio de uma uma proposta lúdica”, comenta o Professor Marcelo.
Para as atividades do xadrez on-line ele usa o Chess.com, um website de xadrez on-line. A plataforma possui funcionalidades básicas gratuitas, mas algumas exigem uma assinatura. Por meio desse website é possível jogar xadrez com diferentes regras de tempo, incluindo suas variantes.
O professor Marcelo acredita que “a oferta de outras ferramentas didáticas e metodológicas favorecem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mesmo porque o jogo do xadrez possibilita a compreensão de várias situações que podem ser trazidas para o cotidiano” e reforça que “ainda foi possível perceber durante as atividades práticas o interesse dos estudantes pelo jogo, a curiosidade e a facilidade na utilização das ferramentas tecnológicas apresentadas”, o que proporciona o desenvolvimento de importantes habilidades como noção de espaço, valores numéricos, cordialidade durante o jogo e depois dele, organização, noção de tempo, localização em decorrência dos posicionamentos trabalhados no xadrez, além de inserir os estudantes à cultura digital, presente na contemporaneidade e estabelecida pela BNCC.
Parabenizamos ao Professor Marcelo pela estratégia utilizada!
Fica aí essa dica para você, professor(a), se inspirar e aproveitar os recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.
Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
Comunica Seduc
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