Projeto de Vida é realizado com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal
Os estudantes da EJA - Anos Iniciais da Escola Estadual Domingos Ribeiro de Rezende concluíram no dia 28 de junho, o trabalho sobre Projeto de Vida, realizado durante o 1º semestre.
A Base Nacional Comum Curricular introduz esse trabalho quando estabelece dez competências gerais e, o Projeto de Vida encontra-se na competência seis, "Valorizar e apropriar-se de conhecimentos para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade” cabendo às unidades educacionais, a implementação de metodologias e estratégias que possam desenvolvê-lo.
Neste sentido, “Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões. Não é um roteiro fechado – pelo contrário, deve ser flexível -, mas precisa conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras.” (Site do Porvir).
Para realizar o trabalho, sob a orientação da coordenadora pedagógica da EJA, Vânia Flores, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o curso de Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG, planejou ações para estimular os adolescentes e jovens da EJA a buscarem significado nas múltiplas dimensões (profissional, social, física, emocional) e motivá-los a aprender ao longo da vida, bem como os auxiliá-los na tomada de decisões. Entre as práticas pedagógicas que procuram desenvolver o projeto de vida dos alunos estão sessões de tutoria individual, oficinas de design focadas na empatia, oferta de um currículo flexível e voltado para o mundo real, entre outras.
O trabalho realizado aconteceu entre os meses de abril a junho, por meio de oficinas pedagógicas planejadas com a intencionalidade de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo acerca das vivências individuais e coletivas dos estudantes, até chegar no que planejam para o futuro. O projeto de vida, assim se efetiva como uma atividade integradora do currículo da EJA, que tem por objetivo levar o estudante a refletir sobre sua trajetória, permitindo-lhe desenvolver a capacidade de formular uma narrativa sobre si, sobre os planos para o futuro e sobre o seu papel no mundo, contribuindo para a formação de um indivíduo solidário e protagonista da sua própria história.
Tudo foi cuidadosamente registrado em materiais que se transformaram em livros individuais das histórias, reflexões e lembranças dos estudantes, no formato de "Scrapbooks''. Os scrapbooks, numa tradução literal para a Língua Portuguesa, significa “álbum de recortes”, que no projeto realizado, contém o produto sobre Projeto de Vida de cada estudante da turma.
O fechamento do 1º semestre letivo aconteceu com a culminância do projeto, numa apresentação de tudo que foi criado durante o seu desenvolvimento e com as merecidas homenagens a todos aqueles que participaram efetivamente do processo de construção desse trabalho.
Agradecemos aos estudantes da EJA pela brilhante participação, aos gestores e professores da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende e da SEDUC, e aos parceiros, estudantes do 5º Período de Pedagogia e coordenadores do UNIS pelo apoio ao projeto.
A Secretária Municipal de Educação Juliana de Paula Mendonça parabeniza a todos os estudantes e reafirma o compromisso da Secretaria de Educação com a alfabetização dos estudantes que não puderam, no tempo certo, concluir os seus estudos.
Você pode saber mais sobre o processo deste trabalho no vídeo: Projeto de Vida na EJA
Neste sentido, “Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões. Não é um roteiro fechado – pelo contrário, deve ser flexível -, mas precisa conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras.” (Site do Porvir).
Para realizar o trabalho, sob a orientação da coordenadora pedagógica da EJA, Vânia Flores, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o curso de Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG, planejou ações para estimular os adolescentes e jovens da EJA a buscarem significado nas múltiplas dimensões (profissional, social, física, emocional) e motivá-los a aprender ao longo da vida, bem como os auxiliá-los na tomada de decisões. Entre as práticas pedagógicas que procuram desenvolver o projeto de vida dos alunos estão sessões de tutoria individual, oficinas de design focadas na empatia, oferta de um currículo flexível e voltado para o mundo real, entre outras.
O trabalho realizado aconteceu entre os meses de abril a junho, por meio de oficinas pedagógicas planejadas com a intencionalidade de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo acerca das vivências individuais e coletivas dos estudantes, até chegar no que planejam para o futuro. O projeto de vida, assim se efetiva como uma atividade integradora do currículo da EJA, que tem por objetivo levar o estudante a refletir sobre sua trajetória, permitindo-lhe desenvolver a capacidade de formular uma narrativa sobre si, sobre os planos para o futuro e sobre o seu papel no mundo, contribuindo para a formação de um indivíduo solidário e protagonista da sua própria história.
Tudo foi cuidadosamente registrado em materiais que se transformaram em livros individuais das histórias, reflexões e lembranças dos estudantes, no formato de "Scrapbooks''. Os scrapbooks, numa tradução literal para a Língua Portuguesa, significa “álbum de recortes”, que no projeto realizado, contém o produto sobre Projeto de Vida de cada estudante da turma.
O fechamento do 1º semestre letivo aconteceu com a culminância do projeto, numa apresentação de tudo que foi criado durante o seu desenvolvimento e com as merecidas homenagens a todos aqueles que participaram efetivamente do processo de construção desse trabalho.
Agradecemos aos estudantes da EJA pela brilhante participação, aos gestores e professores da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende e da SEDUC, e aos parceiros, estudantes do 5º Período de Pedagogia e coordenadores do UNIS pelo apoio ao projeto.
A Secretária Municipal de Educação Juliana de Paula Mendonça parabeniza a todos os estudantes e reafirma o compromisso da Secretaria de Educação com a alfabetização dos estudantes que não puderam, no tempo certo, concluir os seus estudos.
Você pode saber mais sobre o processo deste trabalho no vídeo: Projeto de Vida na EJA
Vânia Flores
Coordenadora Pedagógica
Comunica Seduc
Comentários
Postar um comentário
Obrigado(a) por comentar em nosso blog.
Equipe de Comunicação - SEDUC